domingo, 20 de janeiro de 2013

ARTES MARCIAIS NINJAS E ARMAS

Bukijutsu
Armas de Formação da Bujinkan



Durante o treino, exploramos muitos aspectos do treinamento de armas, juntamente com as técnicas tradicionais associados com cada arma. O princípio fundamental deste treinamento para Kyu (os escalões mais baixos) é utilizar armas de treinamento para melhorar o estudo de Taijutsu (combate desarmado). Como um progride através fileiras médio e superior, o foco de mudanças de armas de treinamento e torna-se mais aprofundado e especializado. Treinamento com armas podem ser agrupados em cinco categorias principais de estudo:

   

Rokushaku Bojutsu (luta com bastão)
1. Stick (Staff) Armas
Vários comprimentos e construções de armas vara são estudados. Esta área é muito importante entender bem antes que se possa lidar corretamente outros tipos de armas pólo. Alguns exemplos são os seguintes:

Yubibo - Stick Dedo

Tanbo - Clubes, Cassetetes

Sanshaku Bo (Hanbo) - Três Vara Pé

Yonshaku Bo (Jo) - Quatro funcionários Pé

Rokushaku Bo - Seis equipe Pé

Nyoi Bo - Very Large equipe Pesado

   

Kenjutsu (luta com espada)
2. Armas brancas
Esta área de treinamento inclui diversos tipos de facas, espadas e armas pólo que incluem lâminas anexadas. Alguns exemplos de armas desta categoria de formação são:

Tanto - Facas

Shoto (Kodachi, Wakizashi) - espadas curtas

Katana (Tachi, Daito) - espadas longas

Yari - Spears

Naginata, Nagamaki, Bisento - Armas Halberd

   

Kusari Gama (Chain & Sickle)
3. Armas flexíveis
Esta categoria de armamento inclui vários comprimentos de corda e correntes com e sem armas anexadas. Alguns exemplos de armas flexíveis são:

Hojo (Torinawa) - Corda Prender

Kagi Nawa - Hook & Corda

Kusari Fundo - Chain & Pesos

Kusari Gama - Chain & Sickle

Chigiriki - Staff & Chain ponderada

   

Metsubushi (removendo o Vista)
4. Armas de projéteis
Qualquer arma pode ser utilizada como uma arma projéctil uma vez lançada. Vários tipos de lâminas, facas, assim como armas de fogo de arco e flecha e moderno são estudados. Exemplos de armas de projétil são:

Shuriken - Lâminas de Arremesso e Spikes

Metsubushi - Substâncias Avistar Remoção

Kyu - Tiro com Arco

Teppo - Armas de fogo

   

                                                               SHUKO ARMAS
 
ts-drgbltset_540.jpg
ts-tscsurfl_540.jpg
Esses dois exemplos são de facas de arremesso. Ao contrário das kunais, facas de arremesso são usadas somente para ataque, e geralmente à longa distância. Isso porque são leves, fáceis de manusear, descartáveis, etc. Elas podem ser usadas, ainda, para uma defesa corpo a corpo. Se o oponente te prender, você pode usar aquela faca de arremesso escondida.
ts-tscrpg_540.jpg
Essa arma acima é outro modelo de agulha usada por Haku. Ela tem um corte mais afiado na ponta, aumentando a capacidade de penetração em certos tecidos do corpo. Além disso, essa parte ondulada no centro serve para dificultar a retirada da agulha, aumentando a dor e o tamanho do ferimento.
ts-redblkja2_540.jpg
Essa é uma das Kanatanas mais comuns entre os shinobis. Ao contrário da Katana de Samurai, essa praticamente não possui a curvatura ao longo da lâmina, é muito mais leve, e a bainha é, geralmente, adaptada para ser acoplada nas costas, pela altura do peito ou na altura da cintura. Geralmente o shinobi não usa a espada na lateral do corpo, na cintura, pois isso atrapalharia sua movimentação rápida e furtiva.
ts-ft702_540.jpg
Aqui um conjunto básico para shinobis em missão, possuindo facas de arremesso, agulhas, shurikens e uma katana simples, não curvada, como a anterior.
ts-6ftwws_540.jpg
Bastões também eram usados por shinobis. Eles garantiam uma defesa, muitas vezes, maior e mais rápida que as espadas, e podiam ferir um oponente sem matá-lo. Ideal para capturar prisioneiros vivos, e para lutar em silêncio.
musashi_ninja_sword_sm_540.jpg
Aqui, outra Katana simples da marca e modelo Musashi. Essa possui um pouco mais de curvatura, e é um pouco maior. Usada por shinobis dispostos a enfrentar guerreiros poderosos, sem fugir deles.
cmaz2_540.jpg
Aqui, um kit bastante completo dessas armas ninjas. Dois modelos diferentes de espada, uma longa e uma média, ambas sem curvatura. Mas ambas são direcionadas ao shinobi que quer entrar em batalha, e não ao shinobi furtivo. À esquerda da espada temos os “pregos”, chamados assim porque são usados para atrasar o oponente. São aqueles objetos que o shinobi joga no chão para furar os pés dos inimigos desavisados. Não sei exatamente o nome desses componentes todos, portanto, se alguém puder me corrigir, ficarei grato. Acima desses pregos temos as já faladas e conhecidas agulhas, muito úteis para atacar de longe, uma shuriken e um aparato que auxilia escalada. Esse aparato é um anél para a palma da mão, e na parte de baixo existem algumas garras. Com essas garras é possível rescalar até castelos japoneses, constituidos, principalmente, de madeira.

Shuko (Garras Mão)
5. Armas especializados
Esta categoria de armamento inclui uma ampla gama de ferramentas a partir de pequenas armas ocultáveis, para maiores armas especializadas que são exclusivas de uma escola específica. Isto inclui armas e ferramentas que são puramente Ninjutsu (não convencional).

Jutte, Tessen, Kunai - Cassetete, Ventilador de Ferro, ferramenta de escavação

Toami - Rede de Pesca

Makibishi, Tetsubishi - Spikes Pavimento

Kyoketsu Shoge - Sickle Pequenas e Corda

Shuko, Ashiko - Garras Hand & Foot

Shikomizue, Mezashi - Staffs Loaded e bastões

Ogama, Ono, monpas - Sickle Tamanho Battlefield, Machado & Hammer

Kakushi Buki - Armas escondidas

Ningu - Ninjutsu Tools & Gear

Nenhum comentário:

Postar um comentário