quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

ARMADURAS ROMANAS

       

                          




 
Espada reta curta de dois gumes, junto com o pilum, arma principal do legionário clássico (séculos II a.C. a III d.C.). O exercito romano só a adotou muito tempo após a criação das legiões, quando se descobriu que feridas superficiais de 10 cm de comprimento (golpes de gume) eram menos mortais que feridas de 10 cm de profundidade (golpes de ponta). O gládio parece ter sido adotado quando romanos estavam enfrentando a guerrilha dos ótimos espadachins piberos para conquistar o resto da Hispânia, após Segunda Guerra Púnica. O gládio também deu nome aos lutadores profissionais que se enfrentavam em arenas para deleite da plateia.
2- Scramasax

pilun, plural pila, essencialmente um dardo pesado utilizado pelo exército romano na antiguidade, projetada para ser usada em conjunto com gladius. Diferente dos dardos mais ligeiros e lanças mais pesadas, desenhada para ser lançada antes do corpo a corpo. Outros povos da antiguidade também utilizaram armas deste tipo como os celtas (gaestum) ou os ibers (falarica). As pila foram tipicas armas legionárias, foi projetada para penetrar no escudo bem como no soldado segurando-o, Alguns pila tinham uma saliência no cabo para auxiliar a penetração sob impacto e dobrar sob impacto inutilizando-a para o oponente.
Image
O pilum media cerca de dois metros de comprimento, estava constituído por um cabo de ferro e na extremidade tinha uma ponta em forma piramide, as pila costumavam pesar em torno de dois à cinco quilos; Os estudos sobre esta arma demonstraram que as pila tinham alcance aproximado de 30 metros, ainda que o alcance efetivo fosse de uns 15-20 m.
Os legionarios do início do Império romano costumavam levar duas pila, sendo uma mais pesada que a outra. A táctica regular para utilizar o pilum era lançamentos em massa quando o inimigo estava situado a uns 30 metros por todo seguido carregar com a gladius (a espada romana), o pilum também poderia ser utilizado no combate corpo a corpo como uma lança ou bem como uma barreira contra os ataques de cavalaria. A pila também era utilizada nas pequenas guardas para proteger o portador e o poder utilizar como arma de corpo a corpo, apesar que não ser mais comum.
Swordplay
No Swordplay, a combinação pilum + escudo não é permitido, porém a combinação pilum + gladius aconselhada, tendo em vista que não é permitida a utilização de armas de duas mãos com apenas uma mão, sendo necessária a utilização de arma reseva sendo uma arma curta.
Assim como a lança a maior vantagem assim como sua maior fraqueza, do pilum é seu alcance, tendo em vista que apenas apenas a ponta é uma superfície valida para desmembramento.
Manter a distancia é a forma mais eficiente de sobreviver usando a pilum.

– Lança –

Image
A lança é uma das armas mais antigas existentes assim como a adaga, originalmente feitas em com ponta de pedra, as primeiras lanças não passavam de ponta de pedra anexada a uma haste de madeira (bastão), usada pelos nativos da idade da pedra para caçada a cerca de 250 mil anos atrás. Existem duas áreas obvias nas quais podem ser feitas melhoras nas armas primitivas. Uma é afiamento da ponta, aumentando o dano ao atingir o alvo outra é a força estendendo o alcance e o impacto. Outra melhoria foi a fita na era seguinte a idade o metal trocando as pontas de pedra por pontas metálicas.
As primeiras lanças construídas eram usadas principalmente como armas de arremesso, na caçada seu avantajado tamanho, dava vantagem mantendo a distancia dos animais selvagem e criaturas maiores.
A lança é um ancestral direto, do pilum, da alabarda, da naginata, da glaive, pike. Modelos de lança variam entre uma ou duas mãos, sendo combinadas frequentemente com escudos em diversas civilizações, podendo ser ainda um artefato de combate pessoal ou lançamento, lanças especificas para lançamentos são conhecidas como javelins, armas mais leves e com a ponta mais aerodinâmica.
Sociedades antigas
A combinação lança e escudo era uma das mais comuns entre as sociedades antigas passando pelos sumérios, mesopotâmios, egípcios ate os antigos gregos. Posteriormente utilizando infantarias mais leves armadas apenas lanças e javelins. No século 11 a lança se consolidou como arma mais poderosa com a utilização da mesma pela cavalaria desenvolvendo a lança de montaria.
Europa
O estilo europeu de lança basicamente é dividido em dois grupos principais lança de cavalaria e infantaria:
– Cavalaria responsável pelo avanço rápido no campo de batalha. Conhecida e famosa em toda a Europa, a cavalaria geralmente carregava uma ou mais armas de apoio, os cavaleiros da ate hoje são um simbolo da idade media europeia.
– As lanças de infantaria eram geralmente responsáveis pelo contra avanço da cavalaria e barrando tropas avançadas.
Japão
Yari termo japonês para lança. Uma das armas mais utilizadas na época dos primeiros imperadores, a arte marcial que se dedica a utilização do yari é chamada de Sõjutsu.
As yaris podem variar de um a seis metros, as maiores sendo usadas pela infantaria enquanto as menores usadas por samurais.
As laminas das yaris também variavam bastante desde a delgada em forma de cruz, ate a curvada em forma de foice, Acredita-se que as yari derivaram das lanças chinesas e se desenvolveram com suas próprias características no Japão, porém mesmo sendo usadas em batalhas desde épocas remotas no Japão.
Image
Qiang – termo chinês para lança uma arma longa, perfurante e contundente, de uso militar. Produzida normalmente em madeira ou bambu, com uma extremidade dotada de uma ponta em metal ou pedra. A ponta podia ser produzida por um corte longitudinal na extremidade do bastão. Essa extremidade era endurecido no fogo. Por sua enorme longevidade na cultura chinesa, é conhecida como a “Rainha das Armas”. Usado por guerreiros e por generais durante todo o history de China, a lança é uma das armas as mais decoradas do campo de batalha chinês.
Image
Swordplay
No swordplay, armas de haste podem só podem ser usadas com as duas mãos, em caso de perda de membros superiores o participante deve trocar a arma por uma arma curta.
A maior vantagem da lança assim como sua maior fraqueza, é seu alcance, tendo em vista que apenas apenas a ponta é uma superfície valida para desmembramento.
Manter a distancia é a forma mais eficiente de sobreviver usando a lança.

– Bastão –

Image
Uma das armas mais antigas conhecidas, datada da idade da pedra. Sendo um armamento extremamente simples, feito em madeira e sem ponta ou lamina, usada em todo o mundo e possuindo nomes diferentes dependendo do local do mundo:
O Bordão como o bastão era conhecido na idade media europeia, era uma arma camponesa, de fácil utilização e facilmente desfaçado em bengalas ou “varas” de caminhada.
O Bo é uma arma japonesa que é basicamente um pedaço de madeira de comprimento variante entre 180cm e 200cm. Esse bastão de madeira é geralmente feito de bambu.
ImageOs tamanhos tradicionais do Bo para a prática do Kobudo são 90 centímetros e 180 centímetros. Atualmente, se utilizam também os de 30 centímetros por causa do reduzido tamanho dos dojos, que não permitem toda a mobilidade que o Bo de 180 providencia.É uma arma que serve tanto para defender como para atacar, podendo ser útil também para prolongar golpes ou sequências de golpes.
Jo é um tipo de bastão, geralmente de 1,50 m, utilizado principalmente em artes marciais japonesas como o Aikido por exemplo.
Bastão (Gun) Arma longa produzida com madeira, bambu ou ferro. Contundente e, em determinadas técnicas, perfurante. Arma de uso universal, é normalmente associada aos monges budistas chineses (em especial, os de Shaolin) a partir do kakkara, um bastão comum a esses religiosos.
Kwan é uma arma chinesa em forma de um bastão, sendo a primeira arma ensinada na maioria dos estilos de kung-fu.Consiste em um bastão aproximadamente com a altura do praticante, usado para formas e combates dentro do Kung Fu. Ele é feito de madeira leve ou bambu.
O kwan é usualmente flexível, já que na prática de kung-fu ele é constantemente sujeitado a batidas contra o chão, o que pode danificar um bastão muito rígido.
O kwan, ao contrário da maioria dos outros bastões de artes marciais, não é perfeitamente cilíndrico, sendo que começa com um diâmetro maior na base que diminui gradativamente até a ponta da arma, mais fina.


SwordplayImage
No swordplay o bastão é uma arma de concussão, por tanto não causando desmembramento, deste modo ataques com bastão, diferentes das armas cortantes, não obriga o lutador a perde a mobilidade em um membro e nem causa derrota automática, deste modo dois ataques bem sucedidos em qualquer parte valida do corpo derrotam o oponente.
Fontes:
http://webfighter.blogspot.com.br/2008/11/armas.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_armas_de_artes_marciais
http://www.shaolincuritiba.com.br/armas.html
Tipo de Arma
  • Armas de combate corpo-a-corpo: armas de combate corpo-a-corpo são usadas para fazer ataques próximos, corpo-a-corpo, embora algumas possam ser usadas como armas de arremesso.
  • Armas de haste: chicote, corrente com cravos, glaive, guisarme, lança, lança longa e ranseur são exemplos de armas de haste. Uma arma de haste é aquela arma de combate corpo-a-corpo que permite ao seu usuário atacar alvos que não estão adjacentes, aumentando o alcance normal do usuário.
  • Armas duplas: bastão, espada de duas lâminas, machado duplo, são exemplos de armas duplas. Um lutador pode atacar com ambas as extremidades de uma arma dupla como se estivesse usando duas armas.
  • Armas de combate à distância: Armas de ataque à distância são armas de arremesso ou armas de projéteis que não são efetivas em combate corpo-a-corpo.
  • Armas de arremesso: adaga de arremesso, machado de arremesso, redes, shuriken são exemplos de armas de arremesso. Armas que podem ser arremessadas durante o combate e usadas corpo-a-corpo.
Image
Categoria de Arma
Esta designação é uma medida de quanto esforço é necessário para se empunhar uma arma em combate. Ela indica se uma arma é considerada uma arma leve, uma arma de uma mão, uma arma versátil, uma arma de duas mãos, armas de haste ou de projeteis.
  • Arma leve: uma arma leve é mais fácil de usar na mão inábil. Podendo ser combinada cominada com outras armas, inclusive como arma reserva de arco. Uma arma leve é usada em uma mão. Não é permitido usar uma arma leve com as duas mãos.
  • Arma de uma mão: uma arma de uma pode ser usada tanto na mão hábil quanto na inábil. Podendo ser combinada cominada com outras armas.
  • Armas Versáteis: Armas que com treinamento podem ser usadas com apenas uma mão, armas versáteis podem ser usadas com uma ou duas mãos, Podendo ser combinada cominada com outras armas.
  • Armas de duas mãos: Armas pesadas, duas mãos são necessárias para usar eficazmente uma arma de duas mãos. Não sendo permitido o uso das mesmas com apenas uma mão. É necessário uso de arma reserva.
  • Armas de Haste: Armas longas, duas mãos são necessárias para usar eficazmente uma arma de duas mãos. Não sendo permitido o uso das mesmas com apenas uma mão. É necessário uso de arma reserva.
  • Armas de Projeteis: Armas que disparam projeteis, duas mãos são geralmente necessárias para usar eficazmente uma arma de duas mãos. É necessário uso de arma reserva.
  • Armas de projétil: arco curto, arco longo, besta são exemplos de armas de projétil. A maioria das armas de projétil requer o uso das duas mãos. Distancia máxima permitida para ataques com armas de projeteis é de 5m.
  • Munição: armas de projétil usam munições: flechas (para arcos), virotes (para bestas). Ao usar um arco ou bestas se pode carregar ate 10 flechas.

  • Image

Tipo de Arma e Categorias

Nenhum comentário:

Postar um comentário